Minha cidade natal: Cidade de Goiás


Oi meninas

Hoje trago um post bem diferente, não é de make, nem moda, nem receitinhas enfim, hoje quero falar da minha linda cidade que nasci e vivi melhores momentos da minha vida.

Quem assiste a novela das 21:00 hs, Em Família, já conheceu um pouco dela na primeira fase, na novela a cidade chama Esperança, mas na verdade é Goiás Velho, assim chamada por aqui.

A Cidade de Goiás recebeu em dezembro de 2001 da Unesco em Helsinque, na Finlândia, o título de Patrimônio Histórico da Humanidade.

O título faz jus a arquitetura, à cultura e à memória da cidade. Sendo o primeiro núcleo urbano fundado no território goiano, no início do século 18. Entre becos, casarões coloniais e quintais, entre procissões, igrejas e santos barrocos, entre alfenins e empadões está escrita a história goiana-brasileira e a história de todos os seus fabulosos personagens.

Nas margens do Rio Vermelho e nas bordas da Serra Dourada, juntam-se através dos tempos o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, fundador da cidade; o nobre Conde dos Arcos; o escritor Hugo de Carvalho Ramos; o escultor Veiga Valle; e a poetisa e doceira Cora Coralina. 

O título de Patrimônio da Humanidade mudou a rotina da cidade principalmente nos finais de semana, dezenas de ônibus chegam a Goiás, turistas vindos de vários lugares. A Casa de Cora Coralina, na ponte da Lapa, é de longe a atração preferida. A curiosidade em torno da vida da poeta é enorme.

Tem também o  Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental e a procissão do fogaréu, bem tradicional, vários amigos meu participam vestidos de farricocos, são os encapuzados que saem pelas ruas do centro histórico da cidade, representando a prisão de Cristo, só para quem vê pessoalmente, para entender como é lindo!

Tradicionais moradores da cidade comentam que o título despertou o interesse dos proprietários em cuidar mais da fachada de seus imóveis. A pintura em tonalidades adequadas dão um efeito especial as casas do século 18, realçado pela iluminação inspirada nos antigos lampiões de gás do Brasil Colônia.

Como tenho saudade da minha infância brincando no quintal da casa antiga da minha vó, de passar natais e férias lá, de andar pelas ruas e becos de pedras e sair correndo de noite com medo de assombração por ser cidade antiga e cheias de histórias, de fazer careta de mamão e ascender uma vela dentro e colocar nos becos nos dia das Bruxas,de sentar na praça do chafariz e tocar violão e cantar legião urbana com os amigos, de ir para os rios com turma de amigos, de estudar no colégio das freiras.

Dos primeiros amores na praça do coreto, de chupar o picolé de cajazinho, enfim chega de nostalgia né kkk, mas é que é muito bom lembrar de coisas boas da vida, quando nos tornamos adultos e por circuntâncias do destino a gente acaba tomando outros caminhos, quando eu ficar velha e aposentar é lá que quero ficar até morrer!

Veja algumas fotos:

casa da Cora Coralina



Meus pais se casaram nessa Igreja Matriz de Santana

Essa igreja mostrou na novela, onde o Laerte e a Helena fazem pacto de amor eterno hehe
 Muito encontros nessa pracinha com os amigos

Museu das bandeiras, antiga cadeia

Igreja Nossa Senhora do Rosário
 Rua da cidade iluminada por lampiões durante a noite
 Procissão do fogaréu
 Se essa praça falasse ( Praça do Coreto) kkkk




Noite na cidade

Beco da cidade: Costuma-se dizer quando vai na casa de um amigo e quer ir embora, vou pegar o beco kkk
pensa passar num lugar desse a noite, eu saia correndo com medo das histórias que minha vó contava.



Aqui tem história para contar viu! rsrs

Estudei aqui!

Bom meninas então é isso, espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho da minha linda e bela cidade histórica que nasci, cresci e vivi melhores momentos da minha vida!

Beijos e até mais

11 comentários

  1. Oi Dani!!!
    Adorei esse post!
    Lembrei de quando eu era criança e visitava meus avós em Minas... Deu saudades deles, da roça, do fogão à lenha, dos banhos de represa... aiai... meus olhos se enchem de lágrimas.... Tempo MUITO bom!!! Saudades!
    Acho que você me entende né? rs
    Beijos!

    Lu Ornellas

    http://lojaesmalte-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu sei sim, também tenho tantas saudade desse tempo bom que passa na vida da gente e não volta mais! grande beijo!

      Excluir
  2. Flor você mora em um paraíso que cidade mais linda, fiquei com vontade de ir aí só para fotografar, é tudo muito muito bonito, estou simplesmente encantada principalmente com o coreto da praça, que coisa mais fofa!

    ResponderExcluir
  3. Que legal nos mostrar um pouco da história de sua cidade. É muito bom recordar não é? hehe Muito bonita ela!

    Blog Tweed

    ResponderExcluir
  4. Amei seu post, sou super viciada em viajar, amo muito .. Vendo seu post me deu a maior vontade de ir aí conhecer de perto... Que cidade linda, que coreto lindo, meu sonho sempre foi me casar num coreto, mas acho que não acharei sítio com um... Parabéns pelo post, suas fotos estão lindas... Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Não conheço o Goiás velho, mais meu pai falava sempre, pois ele já foi caminhoneiro e nos contava das suas andanças, seu post despertou a vontade de conhecer essa linda cidade...

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Dani, legal conhecer sua cidade natal, lembro também dos meus momentos de infancia quando eu ia no fim de semana para a casa da minha avó..Não conhecia essa cidade, adorei. Não sabia que era cenário da novela Em Familia, pois eu não acompanho.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Olha não assisto a novela mas achei lindo o lugar as fotos mostram muito bem o lugar.
    bjokas

    prontaprabrilharmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ai que cidade linda! Me deu vontade de passear conhcer essse paraiso que e cenario de novelas!!! Amei o post ! Linda li nda !! Despertou a vontade de conhcer!
    Otima noite!
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Que cidade linda! Lembra um pouco Paraty no Rio de Janeiro com arzinho do interior... As fotos mostram a cidade linda mas com certeza não deve fazer jus a toda beleza dela ao vivo. Vc foi sortuda de ter passado a sua infância numa cidade linda e tranquila.

    http://lisa-more.blogspot.ch/

    As aventuras de uma recém-casada em outro país.

    ResponderExcluir
  10. Cidade cenográfica né?! Linda demais...
    SEGUINDO.Visita o blog, tem post novo!!! Beijos...
    http://jessicarayanedicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Google+ Followers

Topo