A importância do Ácido Fólico

Oi lindonas, tudo bem?
Esses dias descobri que estou esperando bebê fiquei muito feliz, afinal mais um coração pulsando fora do nosso peito, uma benção em nossa vida!
E trouxe uma dica que vi em um artigo bem completo, que fala bem sobre a importância do ácido fólico, para quem ta gravidinha e tem duvidas para que serve, achei super útil, 
O artigo foi escrito por Bruno Rodrigues, e se encontra nesse link: http://guiadobebe.uol.com.br/acido-folico/
Toda mulher que deseja ter um filho precisa redobrar a atenção para a sua alimentação e hábitos. Os cuidados com a gravidez devem ser tomados antes mesmo da mamãe estar grávida. Um bom planejamento para os próximos nove meses diminui, e muito, as chances de alguma alteração congênita no bebê.
Portanto, saber o que comer neste período é fundamental. Digo isso porque toda futura mamãe precisa guardar esse nome na agenda: Ácido Fólico, que é uma vitamina do complexo B presente no espinafre, aspargo, brócolis, vegetais de folhas verde-escuras, fígado, frutas cítricas e gema de ovo.
A deficiência de ácido fólico na alimentação da mamãe pode causar uma má-formação do tubo neural do bebê que está começando o seu crescimento e desenvolvimento dentro da barriga.
O tubo neural é formado logo no primeiro mês da gestação e é o sistema nervoso primitivo do feto. Ele se desenvolverá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê.
Pois bem. Sem o ácido fólico o tubo neural pode não se fechar completamente, causando alterações como anencefalia, quando o bebê nasce com uma pequena parte ou mesmo com ausência de cérebro levando a morte poucos dias depois do nascimento, ou espinha bífida, que é a exposição da medula espinhal e que deixa seqüelas de graus variados.
Estudos mostram que a ingestão de ácido fólico três meses antes de a mulher engravidar e três meses depois da fecundação previne em mais da metade as chances do bebê vir a apresentar alterações do tubo neural.
Essa deficiência é um dos problemas que podem ser evitados antes mesmo do início da gravidez.
Lembrete - Se a intenção é evitar problemas em relação ao fechamento do tubo neural, não adianta ingerir a vitamina depois de algumas semanas de gestação. Como o fechamento se dá nas 4 primeiras semanas, depois desse tempo o tubo neural já se formou e não há mais tempo do ácido fólico agir. Porém a ingestão de ácido fólico deve ser mantida de acordo com as recomendações médicas.
Reforço de ácido fólico - Por vezes, só a alimentação não oferece a quantidade suficiente de ácido fólico que a mulher precisa ingerir diariamente, pois o cozimento dos alimentos diminui a ação da vitamina. Os médicos recomendam uma suplementação para que a dose recomendada de ácido fólico seja ingerida pela futura mamãe.
A quantidade indicada pela Organização Mundial da Saúde e defendida pelos médicos é de 0,4 miligrama por dia de ácido fólico para a prevenção de ocorrência dos defeitos do tubo neural. As mamães que já tiveram um filho com algum tipo de alteração do tubo neural merecem dose extra de ingestão dessa vitamina.
O ácido fólico previne outras alterações também como doenças do coração, do trato urinário e fissura lábio-palatina. Para a mamãe, a vitamina traz benefícios como prevenir doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.
A prevenção é o melhor caminho. Planejar uma gravidez é um ato de amor que você, futura mamãe, faz para que o seu “quase” bebê possa crescer e se desenvolver de forma adequada.

5 comentários

  1. Nossa, Dani. Interessantíssimo! Eu não sabia do ácido fólico e o que a falta dele causa!!!
    Beeijoos!
    Violetas Roxas | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula, eu também não tinha idéia, depois de pesquisar que vi a importância, que bom que o post também foi interessante para você! bjosssss

    ResponderExcluir
  3. Já tinha conhecimento, e acho um gesto lindo você compartilhar essas informações conosco leitores.
    Dá uma passadinha no meu blog quando puder: Sexo, Fraldas e Rock'n Roll
    Bjs ***

    ResponderExcluir
  4. Oi Paola, obrigada! Adorei seu blog, já estou seguindo e curtindo, gostei do seu estilo, e tudo mais! bjos e sucesso sempre!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns flor, e quem venha com saúde uma bonequinha ou bonequinho rsrsr é verdade nessas horas tem que ver o que come e o que vai fazer bem tanto para a futura mamãe, como para bebê, eu pretendo ter e gosto de ler tudo sobre gestação
    Flor tem post novo, poderia ver? sempre que também tiver post novo, me avisa sempre venho ver
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Google+ Followers

Topo